Livro de assistente social do TJSC sobre criminalização juvenil será lançando nesta sexta-feira

0
368

O SINJUSC convida a categoria para prestigiar nesta sexta-feira (09/11), às 16h, no Tribunal Pleno do TJSC, o lançamento do livro “Na Mira do Sistema Penal”, do assistente social do Tribunal Gustavo Meneghetti.

O livro é fruto da tese de doutorado em Serviço Social, recentemente defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, sobre o processo de criminalização de adolescentes pobres, negros e moradores da periferia no âmbito do sistema penal catarinense, incluindo a Polícia, o Judiciário e o Sistema Socioeducativo. A ideia foi investigar um processo de produção específico, que  transforma determinados adolescentes, pertencentes a uma determinada classe social e a uma determinada raça, em “menores infratores”.

Segundo o autor,  o objetivo é expor a criminalização de um grupo populacional específico que, pela sua dupla condição de raça e de classe social, está perigosamente na mira do sistema penal: adolescentes pobres, negros e moradores da periferia. Na obra, o autor também relaciona genocídio e criminalização.

” O genocídio é inseparável da criminalização, sendo duas faces da mesma moeda, que vivem juntas e se alimentam reciprocamente. Nessa parte periférica do mundo, o genocídio criminaliza e a criminalização mata, tudo ao mesmo tempo, sendo mais correto falar do par genocídio-criminalização. É por isso que, quase sempre, a vítima tinha “passagem” ou era considerada “suspeita”, reagindo ou não à ação das forças de segurança”, argumenta Meneghetti.

Sobre o autor

Gustavo Meneghetti é mestre e doutor em Serviço Social, na área de concentração Serviço Social, direitos humanos e questão social, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Foi professor dos cursos de graduação em Serviço Social da Ufsc e da Faculdade Concórdia (Facc). Atualmente, é assistente social do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e integra o corpo docente da Academia Judicial do Poder Judiciário catarinense.

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here