Ricardo Antunes lança em Florianópolis seu novo livro e SINJUSC inaugura Biblioteca do Trabalhador

0
105

E não poderia ser em outro lugar o lançamento do livro O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. O SINJUSC recebeu de portas abertas os trabalhadores de diversos categorias e sindicatos para debater com o professor Ricardo Antunes, um dos maiores sociólogos contemporâneos do Brasil, respeitado no mundo inteiro pelas suas teses na área da sociologia do trabalho.

O livro levou anos para ser concluído, pois retrabalha textos já publicados por Antunes. Essencialmente, aborda o novo proletariado de serviços na era digital, sendo uma análise aprofundada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país e do mundo. O leitor terá nas mãos uma obra que discute a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, online e intermitente. “Os adoecimentos, precarizações, terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção”, destaca Antunes em sua fala de ontem. Ouça abaixo um trecho da apresentação do livro:

Este livro, dentre centenas de títulos, agora, estão à disposição de todos os trabalhadores, através da Biblioteca Ivete Terezinha Voklmer Gemelli, inaugurada logo na sequência da palestra de Ricardo Antunes. O público foi recepcionado e presenciou o descerramento da placa, com a presença do marido de Ivete, Aires Euclides Gemelli, e do jornalista Marcone Tavella, que juntos organizaram o livro “Minha vida em direção ao mar”, lançado neste ano também no SINJUSC.

O espaço de leitura e pesquisa é fundamental para que os trabalhadores e trabalhadoras conheçam e estudem as dinâmicas sociais que refletem nas lutas cotidianas por melhores condições de trabalho (financeiras ou não). Conhecer e estudar a história é parte importante da luta. Os livros estão à disposição para empréstimos, em sua grande maioria leituras que nos levam à reflexão de mundo e contexto sócio-econômicos da classe trabalhadora.

DEIXE UMA MENSAGEM

Please enter your comment!
Please enter your name here