Sindicais
CESIT lança livro crítico à reforma trabalhista
06/05/2018

O Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT) da UNICAMP acaba de lançar o livro Dimensões Críticas da Reforma Trabalhista no Brasil organizado pelos professores Doutores José Dari Krein, Denis Maraccazi Gimenez e Anselmo Luis dos Santos. O livro tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e aborda, por exemplo, como a flexibilização da reforma gera insegurança para os trabalhadores.

Mas, o que eu, trabalhador do judiciário, tenho a ver com isso?, alguns poderiam se perguntar. A resposta é simples. Muitos direitos conquistados (e até hoje sacramentados) aos trabalhadores públicos do judiciário têm origem na legislação trabalhista. Um exemplo é o nosso décimo terceiro salário, a propósito, creditado na nossa conta nos últimos dias, por conta da luta do Sindicato. Um outro exemplo são as férias, as quais tivemos a possibilidade de vender as que estão atrasadas, e as teremos novamente no 2º semestre de 2018, também por conta da luta do SINJUSC. 

Na Conferência dos Delegados Sindicais 2018, se debateu sobre a necessidade de pagamento do Plantão, com apoio da FENAJUD. O fundamento pro pagamento também é a legislação trabalhista que determina que o plantão seja remunerado. Por isso a importância de conhecermos a crítica à reforma trabalhista, como é o destacado trabalho do CESIT da UNICAMP, e não apenas a letra fria da lei da lei.

O mundo do trabalho  é um só. Os trabalhadores são os mesmos em todo lugar, inclusive no judiciário. Para as nossas Lutas, é importante conhecermos a fundo tudo o que nos afeta. Para tanto, O SINJUSC indica somente obras de qualidade. Acesse a íntegra da obra aqui: http://www.cesit.net.br/wp-content/uploads/2018/04/LIVRO-Dimens%C3%B5es-Cr%C3%ADticas-da-Reforma-Trabalhista-no-Brasil.pdf

Juntos somos mais fortes!

 

[ Mais sobre Sindicais ]

0800 701 1690

Avenida Mauro Ramos, nº 448, Centro - Florianópolis

SC - CEP 88.020-300