Sindicais
Nosso Livro do PCS
06/03/2018

Para dar suporte aos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário catarinense, que mais do que nunca precisam falar sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS) com seus/suas colegas de trabalho, com os/as colegas de outras comarcas, com seus/suas amigos/as e familiares, o SINJUSC elaborou o “Nosso Livro do PCS”. Os delegados sindicais recebem este material, que também pode ser lido por todos na internet. Veja o linque no final deste texto.

Estas conversas devem trazer para a superfície a necessidade dos debates sobre o PCS para todos e todas, para quem trabalha e para quem administra o Poder Judiciário em Santa Catarina. Depois de debater sobre o que é, para o quê e a quem serve o Plano de Cargos e Salários, é muito importante saber qual o caminho a seguir para sua implementação.

Se todos os trabalhadores e trabalhadoras serão atingidos por mudanças colocadas no PCS, é óbvio que todos e todas devem saber quais são esses impactos e mudanças. Porque acredita na construção democrática, o Sindicato chama os trabalhadores e trabalhadoras para ler a cartilha e debater os assuntos tratados nela e indicar um representante da Comarca para participar dos debates com os demais locais de trabalho e, desse jeito, construir o projeto de PCS da categoria.

O SINJUSC, junto com todos e todas, conquistou importantes batalhas para melhorar a carreira dos trabalhadores e das trabalhadoras do judiciário catarinense. O “Nosso Livro do PCS” relembra algumas delas, assim como a sempre e importante determinação do SINJUSC pelo diálogo com a administração do Tribunal, e o amparo sempre presente e forte de uma categoria mobilizada, firme no propósito de realizar um PCS inclusivo e que dê conta de solucionar os grandes e os pequenos problemas dos trabalhadores e trabalhadoras. Note-se que quando a categoria não esteve unida, ocorreram reveses e derrotas.

O debate sobre o PCS é um tema presente desde os primeiros anos da década de 1990. É assim que deve ser. Nenhum Plano será perfeito em todos os tempos, em todos os anos. Em algum momento, a administração do Tribunal de Justiça tem a obrigação de fazer ajustes, de arrumar, de aprimorar as relações de trabalho e de salário. O PCS é o momento para que isto ocorra, ouvindo com atenção e respeito as reivindicações dos trabalhadores!

O SINJUSC recomenda a leitura e o debate do “Nosso Livro do PCS”, o apontamento de propostas e escolha de representante em todas as comarcas. É um passo importante para oferecer para a administração do Tribunal o olhar dos trabalhadores e trabalhadoras sobre o PCS, um Plano construído com o conjunto e com a diversidade existente no Poder Judiciário catarinense. Vamos, todos juntos, construir esse caminho, caminhando! 

Veja o Nosso Livro do PCS aqui

[ Mais sobre Sindicais ]

0800 701 1690

Avenida Mauro Ramos, nº 448, Centro - Florianópolis

SC - CEP 88.020-300